UFMS - 2017-2019
Atividade Presencial do Módulo VII
Tema: Plano de aula com inclusão de Alunxs com deficiência visual
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Podcast do Plano de Aula:
https://soundcloud.com/jp-marin-670646446/podcast-modulo-vii_aula-presencial
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UNIVERSIDADE FEDERAL
DE MATO GROSSO DO SUL
Curso de Pós-graduação em Mídias na Educação (2017-2019)
Atividade Presencial_Módulo VII
Aluno: João Paulo Muniz Marin
PLANO DE AULA
*Área do conhecimento
Geografia
*Série e nível de
ensino
7º ano do ensino fundamental
*Recursos e materiais
necessários
Mapa Político-Administrativo do Brasil,
Mapa Divisão Regional do Brasil,
Mapa Tátil
Político Administrativo do Brasil
Mapa Tátil Divisão
Regional do Brasil
Cola, papel, tesoura, isopor, linha, miçangas
Lápis de cor ou giz de cera
*Recursos digitais
necessários
Na ocasião não haverá necessidade de utilizar recursos
digitais, a atividade será visual para os alunos(as) e tátil para o aluno Antônio (fictício).
*Objetivo
O objetivo é trabalhar com o Mapa Político-Administrativo do
Brasil e o Mapa das regiões do Brasil, identificando: Os Estados e o distrito
federal, As regiões administrativas, aspectos gerais de cada estado como:
economia, clima, vegetação, população e aspectos culturais. O objetivo é auxuliar
os alunos(as) para compreender
*Conteúdo
Geografia do Brasil, Divisão Politico-Administrativa do
Brasil, Regiões Administrativas do Brasil.
*Desenvolvimento
(especificar o tempo de duração de cada etapa da atividade.
1ª Etapa – 1ª aula
de 50 min – Explicação do conteúdo proposto com o Auxílo dos Mapas que estarão
dispostos no quadro ou lousa, ao mesmo tempo o aluno Antônio terá acesso ao
Mapa Tátil e a “ajuda” de colegas (INTERAÇÃO)
2ª Etapa – 2ª aula
de 50 min – A atividade avaliativa consiste em pintar o Mapa Mudo das divisões
regionais do Brasil, destacando cada Região de uma cor diferente e destacando
também o Distrito Federal. O Aluno Antônio realizará a mesma atividade, todavia
seu Mapa Mudo terá adaptações feitas com linha e miçangas, identificando cada
região.
*Adaptações
Será confeccionado pelo Professor(a) um Mapa Tátil das regiões
do Brasil e outro Político-Administrativo, para ser trabalhado com o aluno
“Antônio” que é portador de baixa visão.
*Avaliação
A avaliação consiste em Pintar o Mapa Mudo da Divisão
Regional do Brasil e adicionar a sigla para cada um deles. valor de 1(um) ponto.
REFERÊNCIAS,
CONSULTA E CRÉDITOS:
Cartografia tátil ajuda alunos com deficiência visual a
entender geografia. Diáriodeourinhos. Ourinhos, 8 de fevereiro de 2014.
Disponível em http://www.diariodeourinhos.com.br/noticia.asp?codnot=12483.
Acesso em 3 de setembro de 2018.
Mapa mudo das cinco grandes regiões do IBGE. Outrolhargeográfico.
5 de julho de 2015. Disponível em: http://outrolhargeografico.blogspot.com/2015/07/mapa-mudo-das-cinco-grandes-regioes-do.html.
Acesso em 3 de setembro de 2018.
Brasil político – Mapa mudo. Prontatividade. Dourados, 24 de
maio de 2013. Disponível em: https://prontatividade.blogspot.com/2013/05/brasil-politico-mapa-mudo.html.
Acesso em 3 de setembro de 2018.
ANEXOS
Figura 1 - Mapa Tátil do
Brasil_Político Administrativo
Fonte:
Diáriodeourinhos
Figura 2 - Mapa Mudo do
Brasil_Político Administrativo
Fonte:
Prontatividade
Figura 3 - Mapa Mudo_Divisão Regional
do Brasil
Fonte:
Outrolhargeografico
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