BRICS - 8º ano

 

GEOGRAFIA

 

Leia o texto a seguir e responda as questões 1, 2, 3 e 4

 

BRICS - Mecanismo formado por países chamados “emergentes”, o BRICS possui um grande peso econômico e político e pode desafiar as grandes potências mundiais.

O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.

Em 2001, o economista Jim O´Neil formulou a expressão BRICs (com “s” minúsculo no final para designar o plural de BRIC), utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos.

O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir de 2006, a ser um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a essa expressão na 61º Assembleia Geral das Nações Unidas, o que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.

A partir do ano de 2011, a África do Sul também foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou então a se chamar BRICS, com o “S” maiúsculo no final para designar o ingresso do novo membro (o “S” vem do nome do país em Inglês: South Africa).

Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.

 

BRICS desafiam a ordem econômica internacional

 


Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de Março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS ainda não foi oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento.

Outra medida que também não agradou aos EUA e Reino Unido foi a criação de um contingente de reserva no valor de 100 bilhões de dólares. Tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a estabilidade econômica dos 5 países que fazem parte do grupo.

Com essas decisões, é possível perceber a importância econômica e política desse grupo, assim como também é possível vislumbrar a emergência de uma rivalidade entre o BRICS, os EUA e a União Europeia.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bric.htm

 

1 - O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países. Quais são eles? Escolha a alternativa correta.

a – Brasil, Rússia, Índia, Cazaquistão e África do Sul (    )

b – Brasil, Rússia, Índia, Chile e África do Sul (    )

c – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (    )

d – Brasil, Rússia, Índia, Canadá e África do Sul (    )

 

2 - A partir de que ano Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a expressão BRIC?

______________________________.

 

3 – Complete a frase:

A partir do ano de 2011, a ________________________também foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou então a se chamar BRICS, com o “S” maiúsculo no final para designar o ingresso do novo membro (o “S” vem do nome do país em Inglês: South Africa).

 

4 – Qual decisão dos BRICS desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 


Leia o texto a seguir e responda as questões 5, 6, 7 e 8

 


Brasil - De acordo com o Fundo Monetário Internacional, em 2019, o Brasil ocupava a nona posição no ranking econômico mundial. Entretanto, estar no top 10 em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial não significa ser um país rico e desenvolvido. Isso é a história quem nos garante. A economia brasileira foi criada em contexto de valorização da exportação, com baixo índice de desenvolvimento no solo nacional. Vamos entender as principais atividades econômicas do Brasil atualmente, considerando as 5 regiões:

Região Sudeste - A região Sudeste possui um grande parque industrial, principalmente em São Paulo, na região metropolitana (região do ABC Paulista — Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, cidades industriais), e no Rio de Janeiro, com a indústria petrolífera. Conta também com importantes recursos minerais, como o ferro e o manganês, encontrados em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero. Esses minerais são exportados para o mundo todo via Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

O Petróleo, a cana-de-açúcar e o sal marinho também estão presentes na economia da região. Hoje o estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país, seguido pelo Espírito Santo, e o segundo maior de sal. O estado de São Paulo possui o maior cultivo de cana do país, sendo destaque internacional, pois o Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás dos Estados Unidos.

Região Sul - No Sul do país, há destaques em vários setores econômicos brasileiros. Por ser uma região bem desenvolvida no aspecto tecnológico e industrial, são muito comuns áreas em que esses dois aspectos unem-se, como na criação de animais em larga escala.

A região Sul é líder na criação de suínos e aves no Brasil, tendo os maiores rebanhos nas duas categorias, de acordo com o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).

As condições climáticas da região assim como o solo fértil favorecem a agricultura, com destaque para a produção de milho no Paraná, de maçãs no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além do cultivo da uva, que é marcante no nordeste rio-grandense.

Já as atividades industriais estão relacionadas à produção de matéria-prima, como têxteis, lacticínios, frigoríficos, grãos etc. O estado mais industrializado é o Rio Grande do Sul, com grandes complexos industriais na região metropolitana de Porto Alegre.

Região Nordeste - No Nordeste, o destaque fica para a Zona da Mata, que corresponde a uma região que abrange todo o litoral nordestino, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Essa sub-região possui a maior concentração de pessoas, tendo o maior número de grandes cidades, como Salvador, Recife e Natal.

Dentre as atividades econômicas, podemos citar o turismo, os centros comerciais, a produção de petróleo (tanto em terra quanto mar, na plataforma continental), a produção de sal marinho (Rio Grande do Norte) e as atividades industriais, como o polo industrial de Camaçari, no litoral baiano. Destaca-se também a produção de cacau na Bahia, responsável por mais de 60% da produção dessa fruta no Brasil.

Região Centro-Oeste - Já no Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso conta com a forte presença pecuarista na economia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2018, o Brasil contava com 213.523.056 cabeças de gado bovino. Desse total, 73.838.400 localizavam-se no Centro-Oeste, sendo mais de 30 milhões só no Mato Grosso.

No geral, a criação é intensiva e extensiva, ou seja, há presença de tecnologia e gado confinado, como há criação do gado solto. Geralmente, a pecuária extensiva é praticada nas áreas do Pantanal mato-grossense, sendo a pecuária intensiva bastante comum em Goiás e no Mato Grosso do Sul.

As indústrias estão presentes, principalmente, em Goiás e no sul de Mato Grosso do Sul devido à proximidade com o Sudeste. No estado goiano, podemos destacar três grandes centros industriais da região: Anápolis, com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia); Aparecida de Goiânia, que possui o Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia (Daiag); e a capital Goiânia, com importantes indústrias do ramo farmacêutico e de bebidas.

Região Norte - No Norte do país, região povoada recentemente, foram criados alguns órgãos governamentais responsáveis pelo seu estímulo econômico na década de 1960. Dentre eles podemos destacar a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Esta última corresponde a um grande polo industrial, idealizado em 1967 e localizado em Manaus, que abriga grandes multinacionais, propiciando um enorme desenvolvimento industrial e geração de empregos para a região.

Esse polo concentra três tipos de atividades: comercial, agropecuária e industrial (a mais forte de todas). De acordo com a Suframa, existem mais de 600 indústrias no polo e uma geração de mais de 500 mil empregos, diretos e indiretos. As áreas de produção industrial que se destacam são: eletroeletrônicos (celulares, TVs), duas rodas (motocicletas) e química (produção de matéria-prima para refrigerante).

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-brasil.htm

 

5 – É uma região conhecida por possuir um grande parque industrial. Escolha a alternativa correta.

a – Nordeste (    )

b – Centro-Oeste (    )

c – Sudeste (    )

d – Norte (    )

 

6 – Qual região é líder na criação de suínos e aves no Brasil, tendo os maiores rebanhos nas duas categorias?

____________________________________.

 

7 – Complete a frase:

No Nordeste, o destaque fica para a ___________________________, que corresponde a uma região que abrange todo o litoral nordestino, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.

 

8 – O que é produzido na Zona Franca de Manaus? Comente a respeito.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Leia o texto a seguir e responda as questões 9, 10, 11 e 12

 


Rússia - O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia é de aproximadamente US$ 1,7 trilhão. Mais de 60% desse valor são correspondentes ao setor de serviços, também aquele que concentra a maior parcela da mão de obra do país. O setor secundário representa 32,7% do PIB russo. A indústria do país é essencialmente de base, isto é, voltada para o desenvolvimento de bens de produção e matérias-primas. A indústria extrativa russa é produtora de metais, compostos químicos, petróleo, carvão e gás natural. O país desenvolve também equipamentos de transporte e comunicação, veículos e aeronaves.

A agricultura representa 4,7% da economia, o que se deve principalmente à baixa disponibilidade de terras agricultáveis no país. Entre os principais cultivos, estão: trigo, cevada, aveia, beterraba, semente de girassol, milho e soja.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/russia.htm

Índia - A Índia possui a segunda maior população do mundo (cerca de 1,1 bilhão), ficando atrás somente da China (1,3 bilhão de habitantes). Economicamente, a Índia tem crescido de forma significativa, especialmente no seguimento industrial, isso após a descolonização europeia que ocorreu na segunda metade do século XX.

Atualmente, a Índia figura com uma economia emergente. Segundo o Fundo Monetário Internacional, o país é a 12° economia do mundo.

Essa nação vem apresentando um crescimento anual de cerca de 6,3% nos últimos anos; dentre os principais fatores estão as multinacionais instaladas no país. Os principais atrativos que levaram essas empresas a se instalarem na Índia foram o elevado número de mão-de-obra com baixo custo e o enorme mercado consumidor.

Hoje a Índia se destaca na produção industrial de tecnologia de ponta, pois é grande produtora de eletroeletrônicos, agroindustriais, informática (maior produtora de softwares do mundo), biotecnologia. Tais produtos concorrem diretamente com as indústrias de países desenvolvidos. Sem contar que o país possui uma grande representatividade na produção industrial de base, tais como: têxtil, siderúrgica e química.

O acelerado crescimento econômico da Índia foi barrado em virtude de questões geopolíticas envolvendo o Paquistão. Além disso, no ano de 1997 ocorreu a crise da Ásia, fazendo com que o desempenho econômico sofresse uma queda, a desaceleração só não foi maior graças ao grande mercado interno, que consome muitos dos seus produtos.

Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-economia-india.htm

 

9 – Qual setor da economia representa 32,7% do PIB da Rússia? Escolha a alternativa correta.

a – Primário (    )

b – Secundário (    )

c – Terciário (    )

d – Outro (    )

 

10 - A Índia possui a segunda maior população do mundo , ficando atrás somente de qual país?

____________________________.

 

11 – Complete a frase:

Atualmente, a Índia figura com uma economia _____________________. Segundo o Fundo Monetário Internacional, o país é a 12° economia do mundo.

 

12 – Quais são os principais fatores para o crescimento anual da Índia nos últimos anos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Leia o texto a seguir e responda as questões 13, 14, 15 e 16

 

China - A economia chinesa experimentou, a partir da década de 70, depois de passar séculos dependendo quase inteiramente de seu setor agrícola e de experimentar as mudanças (trazidas pela revolução comunista de Mao Tse Tung), um grande crescimento econômico, o país se abriu aos investimentos estrangeiros, após a chegada ao poder de Deng Xiaoping em 1979. As autoridades chinesas propuseram quintuplicar o PIB até o ano 2000 (fato alcançado em 1995), mediante uma abertura econômica e com a introdução da chamada Economia Social de Mercado.

O meteórico desenvolvimento da economia chinesa não está isento de um alto custo social e ambiental para o país. A principal estratégia competitiva do governo para atrair os investimentos estrangeiros tem sido oferecer pacotes de incentivos fiscais e um marco regulador frouxo em termos de direitos laborais e de proteção ambiental, que, aliado ao baixo custo de investimento inicial e à mão de obra barata, fizeram da China o principal destino de investimentos estrangeiros em nível mundial. Por estes motivos, uma grande quantidade de empresas transnacionais com pouca ética tem se aproveitado da situação (e da censura oficial aos meios de comunicação) para operar sob baixas condições de higiene, segurança laboral ou controle de emissão de poluentes (a China é o 2º país que mais polui, ficando somente atrás dos Estados Unidos).

Segundo dados de 2007, o PIB chinês ultrapassou os dez trilhões de dólares e o PIB per capita ficou em 5.300 dólares. A taxa de crescimento real da economia daquele país foi de 10,7%. A taxa de desemprego ficou em 4,2% e a inflação foi de 1,5%. As exportações da China somaram 974 bilhões (seus principais destinos foram Hong Kong, Japão, Coréia do Sul e Alemanha) e as importações alcançaram 778 bilhões de dólares (seus principais fornecedores foram: Japão, Coréia do Sul, Taiwan, EUA e Alemanha).

Dentre os produtos produzidos pela China podemos destacar a mineração (petróleo, chumbo, fosforito, tungstênio, antimônio, manganês, molibdênio, manganês, estanho, carvão, zinco, minério de ferro e bauxita), a pecuária (aves, ovinos, caprinos, suínos, bovinos, eqüinos, camelos e búfalos), o setor industrial (siderurgia, equipamentos eletrônicos, têxtil, automotiva, fertilizantes químicos, alimentos processados, telecomunicações, construção) e produtos agrícolas (arroz, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, milho, batata, batata-doce, legume e verduras). Apenas 7% do território chinês estão em condições de serem utilizados para a agricultura.

Fonte: https://www.infoescola.com/economia/economia-da-china/


África do Sul - A África do Sul é um dos poucos países do continente africano de economia diversificada. A economia do país é alicerçada no setor de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. Ocupa atualmente a condição de país mais rico e industrializado da África.

O setor de serviços está inserido, majoritariamente, na atividade do turismo. O país tem no safári um dos mais importantes atrativos turísticos. Além de parques nacionais, turismo de negócios e veraneio no litoral.

O parque industrial é diversificado, nele destaca-se a indústria química, petroquímica, alimentícia, equipamentos de transporte, siderúrgica, máquinas, equipamentos agrícolas e metalúrgica.

A África do Sul é um grande produtor agropecuário, isso se deve ao fato de existir extensas terras férteis, o que favorece a produção agrícola. Na agricultura, o país se destaca no cultivo de milho, cana-de-açúcar, uva, laranja, já na pecuária as principais criações são de bovinos, aves, caprinos e ovinos.

No extrativismo, o país destaca-se na exploração de suas jazidas minerais, especialmente de carvão, cobre, manganês, ouro, cromita, urânio, ferro e diamantes.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/africa-do-sul/economia-africa-sul.htm

 

 

13 - As autoridades chinesas propuseram quintuplicar o PIB até o ano de? Escolha a alternativa correta.

a – 2005 (    )

b – 1996 (    )

c – 2000 (    )

d – 1990 (    )

 

14 – Qual é a principal estratégia competitiva do governo chinês para atrair os investimentos estrangeiros?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

15 – Complete a frase:

As exportações da China somaram _________________ (seus principais destinos foram ___________________________________________________ e as importações alcançaram 778 bilhões de dólares (seus principais fornecedores foram: ______________________________________________.

 

16 – Descreva a economia da África do Sul.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.





 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário