Tecnologias Assistivas

Atividade desenvolvida para o curso de pós-graduação em Mídias na Educação_Universidade Federal de Mato Grosso do Sul_Atividade 1_Unidade 1_Módulo VII_agosto de 2018.

Tema: Tecnologias Assistivas


·         Qual é o papel das tecnologias assistivas na perspectiva da educação inclusiva?

O objetivo maior da TA é proporcionar a pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho. (BERSCH, 2017)
Apoiar o aluno na realização de uma tarefa e proporcionar a ele a participação autônoma no desafio educacional, visando sempre chegar ao objetivo educacional proposto.
Os recursos devem ser utilizados por alunos que enfrentam alguma barreira por função de sua deficiência (sensorial, motora e intelectual) auxiliando na superação destas barreiras.
A TAs buscam favorecer de forma significativa a participação do aluno com deficiência no desempenho de uma tarefa escolar proposta a ele; sem estes recursos o aluno terá dificuldades ou mesmo não conseguirá desenvolver tal atividade. (BERSCH, 2017)

·         Quais deficiências podem ser beneficiadas pelas TAs?

Pessoas com dificuldades de locomoção (cadeirantes, idosos, entre outros), pessoas com deficiência visual, pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e/ou compreender, pessoas com privações sensoriais (visuais e auditivas), intelectuais e motoras, pessoas com limitações motoras, pessoas que sofrem de demência ou que possuem deficiência intelectual, pessoas com amputação de algum membro do corpo, pessoas com problemas de postura corporal, pessoas com obesidade e dificuldade de locomoção. (BERSCH, 2017)

·         Quais as possibilidades que as TAs proporcionam para o trabalho pedagógico na escola?

Quando ela é utilizada com um aluno(a) com deficiência e tem por objetivo romper barreiras sensoriais, motoras ou cognitivas que limitam/impedem seu acesso as informações ou limitam/impedem o registro ou expressão sobre os conhecimentos adquiridos por ele: quando favorecem seu acesso e participação ativa e autônoma em projetos pedagógicos; quando possibilitam a manipulação de objetos de estudos; quando percebemos que sem este recurso tecnológico a participação ativa do aluno no desafio de aprendizagem seria restrito ou inexistente. (BERSCH, 2017)

Referências:
BERSCH, Rita. INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA ASSISTIVA. Porto Alegre, 2017.
TVE Reporter, TVE. Tecnologias Assistivas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-i9Av0gfzFI&t=1445s. Acesso em: 14 de agosto de 2018.

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