Tema: Tecnologias Assistivas
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Qual é o papel das tecnologias
assistivas na perspectiva da educação inclusiva?
O objetivo maior da TA é proporcionar a pessoa com
deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através
da ampliação da sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente,
habilidades de seu aprendizado e trabalho. (BERSCH, 2017)
Apoiar o aluno na realização de uma tarefa e
proporcionar a ele a participação autônoma no desafio educacional, visando
sempre chegar ao objetivo educacional proposto.
Os recursos devem ser utilizados por alunos que
enfrentam alguma barreira por função de sua deficiência (sensorial, motora e
intelectual) auxiliando na superação destas barreiras.
A TAs buscam favorecer de forma significativa a
participação do aluno com deficiência no desempenho de uma tarefa escolar
proposta a ele; sem estes recursos o aluno terá dificuldades ou mesmo não
conseguirá desenvolver tal atividade. (BERSCH, 2017)
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Quais deficiências podem ser
beneficiadas pelas TAs?
Pessoas com dificuldades de locomoção (cadeirantes,
idosos, entre outros), pessoas com deficiência visual, pessoas sem fala ou
escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua
habilidade em falar, escrever e/ou compreender, pessoas com privações
sensoriais (visuais e auditivas), intelectuais e motoras, pessoas com
limitações motoras, pessoas que sofrem de demência ou que possuem deficiência
intelectual, pessoas com amputação de algum membro do corpo, pessoas com
problemas de postura corporal, pessoas com obesidade e dificuldade de
locomoção. (BERSCH, 2017)
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Quais as possibilidades que as TAs
proporcionam para o trabalho pedagógico na escola?
Quando ela é utilizada com um aluno(a) com
deficiência e tem por objetivo romper barreiras sensoriais, motoras ou
cognitivas que limitam/impedem seu acesso as informações ou limitam/impedem o
registro ou expressão sobre os conhecimentos adquiridos por ele: quando
favorecem seu acesso e participação ativa e autônoma em projetos pedagógicos;
quando possibilitam a manipulação de objetos de estudos; quando percebemos que
sem este recurso tecnológico a participação ativa do aluno no desafio de
aprendizagem seria restrito ou inexistente. (BERSCH, 2017)
Referências:
BERSCH, Rita. INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Porto Alegre, 2017.
TVE Reporter, TVE. Tecnologias Assistivas.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-i9Av0gfzFI&t=1445s. Acesso em: 14 de agosto de 2018.
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