sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prova de Sociologia - 3º Ano do Ensino Médio - Exame Final

ESCOLA:________________________________________________
PROVA DE SOCIOLOGIA  - EXAME FINAL
PROFESSOR: JOÃO PAULO MUNIZ MARIN – VALOR 10,0 (DEZ)
ALUNO:___________________________________N°____
3° ANO_____ENSINO MÉDIO:        DATA____/____/___________


1 – Para esse pensador alemão, os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupo. O homem primitivo, segundo ele, diferenciava-se dos outros animais não apenas pelas características biológicas, mas também por aquilo que realizava no espaço e na época em que vivia. Estamos falando de qual pensador? (1,0)

A) Max Weber (    )
B) Émile Durkheim (    )
C) Henry Ford (    )
D) Karl Marx (    )
E) Frederick Taylor (    )


2 –  São princípios geradores de práticas distintas e distintivas – o que o operário come, e, sobretudo, sua maneira de comer, o esporte que pratica e sua maneira de praticá-lo, suas opiniões políticas e sua maneira de expressá-las diferem sistematicamente do consumo ou das atividades correspondentes do empresário industrial; mas são também esquemas classificatórios, princípios de classificação, princípios de visão e de divisão e gostos diferentes. Essas características remetem ao conceito de: (1,0)

A) Ideologia (    )
B) Raciocínio (    )
C) Habitus (    )
D) Expressão (    )
E) Opinião (    )


3 – Pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa “instrumento de tortura”, e por muito tempo esteve associado à idéia de atividade penosa e torturante. Nas sociedades grega e romana era a mão de obra escrava que garantia a produção suficiente para suprir as necessidades da população. A frase faz referencia a qual termo? (1,0)

A) Ócio (    )
B) Trabalho (    )
C) Vandalismo (    )
D) Barbárie (    )
E) Escravidão (    )


4 – No século XX, o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas produtivos deu origem a uma divisão do trabalho muito bem detalhada e encadeada. Essa nova forma de organização tornou-se conhecida como: (1,0)

A) Fordismo (    )
B) Taylorismo (    )
C) Socialismo (    )
D) Democracia (    )
E) Capitalismo (    )


5 - Aconteceu entre 1893 e 1897, na Bahia. O movimento foi liderado por Antônio Conselheiro. Com ele, sertanejos baianos estabeleceram-se em Canudos, um lugarejo no nordeste da Bahia, e construíram uma comunidade de cerca de 30 mil habitantes. A frase faz menção a qual das alternativas: (1,0) 

A) Guerra do Contestado (     )
B) Guerra dos Farrapos (     )
C) Guerra do Paraguai (     )
D) Quilombo dos Palmares (     )
E) Guerra de Canudos (     )


6 – No período imperial, entre 1822 e 1889, ocorreram movimentos pelo fim da escravidão e contra a Monarquia, tendo como objetivo a instauração de uma república no Brasil ou a proclamação de repúblicas isoladas. Um desses movimentos aconteceu no Rio Grande do Sul. Qual foi ele? (1,0)

A) Balaiada (     )
B) Cabanagem
C) Guerra dos Farrapos (     )
D) Sabinada (     )
E) Revolução Praieira (     )


7 – Utilizando suas palavras, defina Cidadania. (1,0)






8 – Segundo Karl Marx (1818-1883) a alienação ocorre quando o operário perde o produto que ele mesmo produziu: como conseqüência, deixa de ser o centro de si mesma. A partir dessa frase e da suas experiências de vida cotidiano, defina a o conceito da palavra Alienação. (1,0)








9 - O que você entende por Neoliberalismo? (1,0)








10 – Observando a imagem abaixo podemos concluir que se trata de uma modelo de organização social. Escolha a alternativa que representa a imagem. (1,0)


A) Socialismo (     )
B) Feudalismo (     )
C) Capitalismo (     )
D) Fascismo (     )
E) Nacionalismo (     )

Um comentário:

  1. Olá, posso usar algumas questões desta avaliação? Se sim, pode conceder o gabarito das questões para mim? almeidafabio86@gmail.com

    ResponderExcluir