África - Atividade 8º ano

Leia o texto a seguir e responda as questões 1, 2, 3 e 4.

África

O continente africano é considerado o berço da humanidade – teses e estudos arqueológicos indicam que o gênero homo tenha surgido no continente africano há mais de 2 milhões de anos – a África em sua geopolítica atual vive inúmeros conflitos políticos e uma grave crise social e econômica.

Diversidade Cultural da África

O continente africano possui uma das maiores diversidades culturais do planeta. Pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população.

A cultura africana deve ser observada sempre no plural, haja vista sua existência milenar e sua vasta diversidade. Cumpre lembrar que a África não é um país e sim um continente.

Esta diversidade por sua vez, se reflete nas mais de mil línguas diferentes que existem no continente africano, sem contar os inúmeros dialetos. Em algumas regiões inclusive, fala-se o português com algumas influências locais, como Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola, além da Guiné Equatorial, que recentemente oficializou o idioma. Em Angola, por exemplo, novelas brasileiras são bem conhecidas, devido a proximidade da língua portuguesa.

Localização do Continente Africano 

A África é o terceiro maior continente da terra, situado entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, possui baixa densidade demográfica como consequência das características de seu território. Com uma extensão de cerca de 30 milhões de km² e mais de 800 milhões de habitantes em 54 países.

Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana, é também frequentemente dividida em cinco regiões de acordo com características geográficas e demográficas: a África Oriental, África Ocidental, África Setentrional, África Central e África Austral ou Meridional.

Ao Norte o continente é delimitado pelo Mar Mediterrâneo, na costa ocidental encontra-se o Oceano Atlântico, na costa oriental o Oceano Índico e o Istmo de Suez que a liga a África com a Ásia e, ao sul com os Oceanos Atlântico e Índico sendo cercada pelas ilhas de Madagascar, Reunião, Maurício, Cabo Verde, Seychelles, Canárias e Madeira.

Em torno de 20 países do continente africano parte da população sofre de subnutrição crônica. Com um PIB (Produto Interno Bruto) de 1% do total mundial, é na África Subsaariana onde se encontram os países considerados os mais pobres do mundo e os maiores índices de desnutrição e propagação de epidemias. Característica que se ameniza em regiões como a África do Sul e ao norte na Líbia, Argélia e Nigéria. O que acentua ainda mais as discrepâncias do continente.      

O clima é equatorial ou tropical na maior parte do país, exceto no extremo norte e extremo sul onde é temperado. O deserto do Saara, ao norte, é uma das regiões mais áridas do planeta e ocupa um terço do território africano. Em contraste, na bacia do Rio Nilo (o maior do mundo, em extensão) se encontram as regiões mais férteis do planeta, onde surgiu a civilização egípcia (Egito Antigo). O Kilimanjaro é o ponto mais alto da África com 5.895m.

A vegetação africana constitui-se basicamente de savanas e florestas equatoriais onde se encontra uma grande variedade faunística. Nas savanas encontram-se os leões, girafas, leopardos e hienas, entre outros animais. E nas florestas equatoriais encontram-se principalmente símios, aves, anfíbios e répteis. A principal ameaça para esses ecossistemas já foi a caça predatória praticada pelos colonizadores, principalmente nas savanas. Mas, atualmente o maior problema encontrado é o processo de desertificação provocado pelo desmatamento nas florestas equatoriais. Nas savanas esse processo é ainda mais grave por causa das condições climáticas propícias ao processo de desertificação, como baixa densidade pluviométrica e solo frágil.

Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/africa/

https://brasilescola.uol.com.br/cultura/cultura-africana.htm

https://www.todamateria.com.br/cultura-africana/

 

1 – O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terras, quais são elas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2 – Quais países do continente africano falam português?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

3 – O continente africano é dividido em cinco regiões de acordo com características geográficas e demográficas, quais são elas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

4 – Descreva a localização do continente africano.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário