Prova de Filosofia - 2º ano do ensino Médio - Exame Final


ESCOLA________________________________________________
PROVA DE FILOSOFIA  - EXAME FINAL
PROFESSOR: JOÃO PAULO MUNIZ MARIN – VALOR: 10,0 (DEZ)
ALUNO:___________________________________N°_____
2° ANO:____DATA____/____/_______


1 – “É o ideal do estado não intervencionista, que deixa o mercado livre para sua autorregulação. Trata-se do Estado minimalista, de baixa intervenção, ou seja, da prevalência do livre mercado”. A frase está se referindo ao: (1,0)

A) Liberalismo de esquerda (    )
B) Socialismo Liberal (    )
C) Liberalismo Clássico (    )
D) Capitalismo (    )
E) Liberal-Socialismo (    )

2 – “No sentido amplo, é o conjunto de doutrinas e idéias ou o conjunto de conhecimentos destinados a orientar a ação. Do ponto de vista político, é o conjunto de idéias da classe dominante estendido à classe dominada e que visa à manutenção da dominação”. Analisando a frase, podemos concluir que se trata do conceito de: (1,0)

A) Ideologia (    )
B) Anarquismo (    )
C) Materialismo (    )
D) Socialismo (    )
E) Racionalismo (    )

3 – “È uma doutrina econômica e filosófica iniciada por Marx e Engels (século XIX), que tem como fundamento o materialismo histórico e dialético.” A frase faz menção a idéias contidas no: (1,0)

A) Materialismo (    )
B) Socialismo (    )
C) Neoclassicismo (    )
D) Marxismo (    )
E) Capitalismo (    )

4 – Leia atentamente a frase a seguir: “é a permanente disposição de caráter para querer o bem, o que supõe a coragem de assumir os valores escolhidos e enfrentar os obstáculos que dificultam a ação”. Considerando a frase acima, estamos falando sobre o conceito de: (1,0)

A) Idealismo (    )
B) Solidariedade (    )
C) Socialismo (    )
D) Fascismo (    )
E) Virtude (    )

5 – Leia a frase a seguir: “Ao descobrir o princípio da hidrostática (lei do empuxo), ele passou da dimensão puramente técnica ou prática para a especulação teórica e científica, que lhe permitiu descobrir princípios fundamentais da mecânica. Redigiu um tratado de estática, formulou a lei de equilíbrio das alavancas e fez estudos sobre o centro de gravidade dos corpos”. Estamos falando de qual pensador: (1,0)

A) Maquiavel (    )
B) Arquimedes (    )
C) Sócrates (    )
D) Tales de Mileto (    )
E)  Michel Foucault (    )

6 – O que você entende por Neoliberalismo? (1,0)





7 – Construa um pequeno texto para definir o significado da palavra Ideologia? (1,0)





8 – Segundo Karl Marx (1818-1883) a alienação ocorre quando o operário perde o produto que ele mesmo produziu: como conseqüência, deixa de ser o centro de si mesma. A partir dessa frase e da suas experiências de vida cotidiano, defina a o conceito da palavra Alienação. (1,0)






9 – Os partidos políticos estabelecem as bases ideológicas que fornecem as diretrizes de ação a seus afiliados e políticos em exercício, daí a importância da fidelidade partidária. Você saberia identificar entre os partidos atuais aqueles que tendem para o liberalismo e os que se orientam pelo socialismo? Há ainda simpatizantes do comunismo? O que seriam os partidos chamados “de centro” e de “extrema direita”? (1,0) 






10 – “Sempre há os que ignoram os filósofos. Mas não é o caso dos ditadores: estes os fazem calar, pela censura, porque bem sabem quanto eles ameaçam seu poder”. Utilizando suas palavras explique esta frase. (1,0)

Um comentário: