Plano de Aula Deficiência visual

Atividade desenvolvida para o curso de Especialização em Mídias na Educação
UFMS - 2017-2019
Atividade Presencial do Módulo VII
Tema: Plano de aula com inclusão de Alunxs com deficiência visual

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Podcast do Plano de Aula:
https://soundcloud.com/jp-marin-670646446/podcast-modulo-vii_aula-presencial

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Curso de Pós-graduação em Mídias na Educação (2017-2019)
Atividade Presencial_Módulo VII
Aluno: João Paulo Muniz Marin

PLANO DE AULA


*Área do conhecimento
Geografia

*Série e nível de ensino
7º ano do ensino fundamental

*Recursos e materiais necessários
Mapa Político-Administrativo do Brasil,
Mapa Divisão Regional do Brasil,
Mapa Tátil Político Administrativo do Brasil
Mapa Tátil Divisão Regional do Brasil
Cola, papel, tesoura, isopor, linha, miçangas
Lápis de cor ou giz de cera

*Recursos digitais necessários
Na ocasião não haverá necessidade de utilizar recursos digitais, a atividade será visual para os alunos(as) e tátil para o aluno Antônio (fictício).

*Objetivo
O objetivo é trabalhar com o Mapa Político-Administrativo do Brasil e o Mapa das regiões do Brasil, identificando: Os Estados e o distrito federal, As regiões administrativas, aspectos gerais de cada estado como: economia, clima, vegetação, população e aspectos culturais. O objetivo é auxuliar os alunos(as) para compreender

*Conteúdo
Geografia do Brasil, Divisão Politico-Administrativa do Brasil, Regiões Administrativas do Brasil.

*Desenvolvimento (especificar o tempo de duração de cada etapa da atividade.
1ª Etapa – 1ª aula de 50 min – Explicação do conteúdo proposto com o Auxílo dos Mapas que estarão dispostos no quadro ou lousa, ao mesmo tempo o aluno Antônio terá acesso ao Mapa Tátil e a “ajuda” de colegas (INTERAÇÃO)
2ª Etapa – 2ª aula de 50 min – A atividade avaliativa consiste em pintar o Mapa Mudo das divisões regionais do Brasil, destacando cada Região de uma cor diferente e destacando também o Distrito Federal. O Aluno Antônio realizará a mesma atividade, todavia seu Mapa Mudo terá adaptações feitas com linha e miçangas, identificando cada região.

*Adaptações
Será confeccionado pelo Professor(a) um Mapa Tátil das regiões do Brasil e outro Político-Administrativo, para ser trabalhado com o aluno “Antônio” que é portador de baixa visão.

*Avaliação
A avaliação consiste em Pintar o Mapa Mudo da Divisão Regional do Brasil e adicionar a sigla para cada um deles. valor de 1(um) ponto.

REFERÊNCIAS, CONSULTA E CRÉDITOS:

Cartografia tátil ajuda alunos com deficiência visual a entender geografia. Diáriodeourinhos. Ourinhos, 8 de fevereiro de 2014. Disponível em http://www.diariodeourinhos.com.br/noticia.asp?codnot=12483. Acesso em 3 de setembro de 2018.

Mapa mudo das cinco grandes regiões do IBGE. Outrolhargeográfico. 5 de julho de 2015. Disponível em: http://outrolhargeografico.blogspot.com/2015/07/mapa-mudo-das-cinco-grandes-regioes-do.html. Acesso em 3 de setembro de 2018.

Brasil político – Mapa mudo. Prontatividade. Dourados, 24 de maio de 2013. Disponível em: https://prontatividade.blogspot.com/2013/05/brasil-politico-mapa-mudo.html. Acesso em 3 de setembro de 2018.

ANEXOS

Figura 1 - Mapa Tátil do Brasil_Político Administrativo
Fonte: Diáriodeourinhos


Figura 2 - Mapa Mudo do Brasil_Político Administrativo

Fonte: Prontatividade


Figura 3 - Mapa Mudo_Divisão Regional do Brasil

Fonte: Outrolhargeografico






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