Geografia urbana - 7° ano

 

Geografia Geral


Leia o texto a seguir e responda as questões 1, 2, 3 e 4

 

Qual é a diferença entre cidade e município? A diferença entre cidade e município está na orientação de seus conceitos: um está relacionado com a ocupação humana no espaço, e o outro, com a delimitação político-territorial.

É muito comum observarmos e lermos por aí a utilização dos termos cidade e município como expressões equivalentes. No entanto, trata-se de expressões distintas que abrangem diferentes significados para as apropriações humanas sobre o espaço geográfico.

Diferença entre cidade e município: A diferença entre cidade e município encontra-se, basicamente, no fato de um ser um conceito referente à ocupação humana e o outro estar associado à delimitação territorial por meio de divisas.

O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.

A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.

Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se. Essas pequenas aglomerações geralmente recebem o nome de vilas, povoados e outros.

Existem cidades que ocupam praticamente toda a área municipal. Há também outras cidades que unem fisicamente a sua área urbana com a de outro município vizinho, formando um espaço contínuo, o que é chamado de conurbação. Por outro lado, há aqueles municípios que são quase totalmente formados por áreas rurais, tendo cidades muito pequenas comparadas ao seu território.

A maior cidade do Brasil é São Paulo. Sua área urbana está conurbada com várias cidades pertencentes a outros municípios, a exemplo de Guarulhos e outros, formando uma região metropolitana composta por dezenas de milhões de pessoas.

Já o maior município do Brasil é Altamira, localizada no Pará, com quase 160 mil quilômetros quadrados de extensão. Essa área é maior do que 11 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, sendo maior também do que vários países, como Portugal, Grécia, Cuba, Áustria e outros.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/qual-diferenca-entre-cidade-municipio.htm

 

1 - É uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Escolha a alternativa correta.

a – Cidade (    )

b – Metrópole (    )

c – Município (    )

d – Distrito (    )

 

2 – Explique a diferença entre cidade e município.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

  

3 – Complete a frase:

A maior _________________do Brasil é ___________________. Sua _________________________ está ____________________com várias cidades pertencentes a outros _____________________, a exemplo de ____________________ e outros, formando uma _______________________________ composta por dezenas de milhões de pessoas.

 

4 - Qual é o maior município do Brasil? Em qual estado está localizado?

___________________________________________________________________________________________________________________.




 

Leia o texto a seguir e responda as questões 5, 6, 7 e 8

 

As cidades médias são usualmente definidas como cidades com mais de 100 e até 500 mil habitantes, que não fazem parte de regiões metropolitanas (não podem ser, portanto, nem metrópoles e nem cidades-satélite) e que apresentam um relativo grau de avanço em sua economia e infraestrutura. Apesar do quantitativo populacional ser considerado um critério para a sua definição, não é considerado o elemento mais importante. O importante a ser considerado é que essas cidades costumam polarizar cidades menores e estabelecem em torno de si um entorno composto por centros urbanos que sofrem a sua direta influência.

Entre os vários exemplos de cidades médias existentes no país, podemos citar: Caruaru (PE), Anápolis (GO), Imperatriz (MA), Ponta Grossa (PR), Uberaba (MG), Dourados (MS) dentre outras.

Essas cidades, atualmente, vêm adquirindo um papel com importância crescente na economia brasileira, pois elas são os principais centros de destino de indústrias, empregos e mão de obra qualificada. Isso acontece graças ao atual momento de desconcentração industrial em curso no país.

Historicamente, a industrialização se concentrou nas metrópoles, uma vez que o intuito das fábricas era encontrar uma localização nas proximidades dos principais centros urbanos, a fim de facilitar a logística na difusão de mercadorias e para adquirir mão de obra mais barata. No entanto, com os avanços nos meios de comunicação e transporte, bem como a menor dependência das indústrias na quantidade de trabalhadores – que agora são empregados em números menores, porém com níveis de qualificação mais elevados – não há mais necessidade, por parte dos empresários, de enfrentar o cotidiano das grandes cidades.

Além disso, as grandes aglomerações urbanas apresentam, de certo modo, determinados problemas que atuam como obstáculos para a produção industrial, como trânsitos caóticos, distúrbios microclimáticos (como as Ilhas de Calor e a Inversão Térmica), dentre outras situações. Outro fator associado a essa “fuga de indústria” das grandes capitais é a Guerra Fiscal, uma vez que as cidades de menor porte oferecem maiores e melhores condições em termos de incentivos fiscais.

Por esse motivo, as cidades médias acabaram se transformando em grandes atrativos às indústrias no país, pois oferecem uma massa de trabalhadores em quantidade suficiente, além de, geralmente, apresentarem infraestruturas em níveis e padrões de elevada organização. Por esse motivo, essas cidades costumam se apresentar como locais com excelentes oportunidades de emprego, mas apenas para mão de obra especializada.

No Brasil, as cidades médias, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), formavam, até 2010, um grupo de municípios que crescia muito além da média nacional. O índice médio de crescimento econômico medido pelo PIB (Produto Interno Bruto) dessas cidades foi de 153% entre os anos de 2004 e 2010, contra um crescimento de 94% do PIB nacional no mesmo período. A oferta de emprego formal também conheceu um salto de 70% nas cidades médias.

O grande desafio dessas cidades, atualmente, é conter ou controlar a velocidade de seus processos de urbanização. Isso porque os seus respectivos espaços urbanos são, em geral, heranças de um passado recente, em que os aspectos gerais e estrutura interna correspondem aos de cidades de menor porte. Dessa forma, ao se urbanizar rapidamente, nem sempre esses espaços conseguirão absorver o aumento exponencial de habitantes, veículos, casas e outros, enumerando uma eventual ocorrência de problemas já existentes nas grandes metrópoles brasileiras.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-medias.

 

5 – Um dos critérios utilizados para se definir uma cidade média é a quantidade de habitantes. Escolha a alternativa que representa a quantidade de habitantes de uma cidade média.

a – Entre 30 e 50 mil habitantes (    )

b – Entre 10 e 20 mil habitantes (    )

c – Entre 100 e 500 mil habitantes (    )

d – Entre 800 mil e 1 milhão de habitantes (    )

 

6 – Por que as cidades médias vêm adquirindo um papel com importância crescente na economia brasileira?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

7 – Complete a frase:

Historicamente, a _____________________se concentrou nas ____________________, uma vez que o intuito das fábricas era encontrar uma localização nas proximidades dos principais ___________________________, a fim de facilitar a logística na difusão de _____________________ e para adquirir mão de obra mais barata.

 

8 – Quais são os principais desafios das cidades médias atualmente?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Leia o texto a seguir e responda as questões 9, 10, 11 e 12

 

Metrópole é uma cidade de elevado desenvolvimento urbano que organiza em torno de si uma centralidade responsável por estabelecer uma rede composta por cidades a ela dependentes, compondo uma densa rede urbana, onde se concentram as principais atividades, empregos e capitais de uma determinada região.

Quando o espaço de uma metrópole se une de forma relevante a outras cidades (chamadas de cidades-satélites), observa-se a formação de uma região metropolitana. O fenômeno relacionado com essa união entre os diferentes espaços urbanos das cidades metropolitanas é chamado de conurbação.

No Brasil, existem atualmente 36 regiões metropolitanas institucionalizadas, ou seja, com regulamentação prevista em lei. Dessas, a maior é a de São Paulo, região conhecida como “Grande São Paulo”, com uma população de aproximadamente 20 milhões de habitantes, conforme o Censo Demográfico de 2010. Em seguida, estão as regiões do Rio de Janeiro, de Porto Alegre, de Belo Horizonte e de Recife.

Em termos de hierarquia, as metrópoles são organizadas em vários níveis, desde o regional até o global, classificação que depende da complexidade das ligações e da rede com a qual a cidade em questão está relacionada. Além disso, o nível de desenvolvimento tecnológico e industrial também é um fator relevante para essa questão.

As metrópoles globais são aquelas cidades que exercem uma influência bem determinada sobre as cidades do território nacional e as zonas internacionais. Algumas delas são capazes de se interligar econômica e socialmente ao mundo inteiro, como é o caso de Nova York. No Brasil, existem duas cidades globais: São Paulo e Rio de Janeiro. Além de polarizarem todo o território nacional, elas influenciam atividades em boa parte da América Latina, em algumas regiões da Ásia e também em algumas localidades da África.

As metrópoles nacionais, como o próprio nome indica, são aquelas que não costumam extrapolar comercial e economicamente as suas relações para além do território de seus países. Mesmo assim, são consideradas cidades de elevada importância social e política, pois concentram boa parte do capital, trabalho e renda que são produzidos nacionalmente. No Brasil, as metrópoles nacionais são Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília.

As metrópoles regionais – eventualmente denominadas de centros regionais – são cidades que polarizam uma região de considerável porte no país, tornando-se uma referência econômica em nível local. Em muitos casos, são essas cidades que realizam a intermediação do fluxo de transportes e capitais entre cidades médias e pequenas com os principais centros nacionais urbanos. No Brasil, existem quatro exemplos: Manaus, Goiânia, Belém e Campinas.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-metropole.

 

9 - É uma cidade de elevado desenvolvimento urbano que organiza em torno de si uma centralidade responsável por estabelecer uma rede composta por cidades a ela dependentes. Escolha a alternativa correta.

a – Cidade Média (    )

b – Capital (    )

c – Metrópole (    )

d – Estado (    )

 

10 – O que é uma conurbação? Explique.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

11 – Complete a frase:

Em termos de hierarquia, as __________________ são organizadas em vários níveis, desde o ________________ até o _______________, classificação que depende da complexidade das ligações e da rede com a qual a _________________ em questão está relacionada.

 

12 – O que são metrópoles regionais? Cite exemplos no Brasil.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Leia o texto a seguir e responda as questões 13, 14, 15 e 16

 

As Regiões Metropolitanas compreendem áreas urbanas de diferentes cidades interligadas entre si, exercendo uma mútua relação de dependência estrutural. Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. Assim, uma região metropolitana costuma ter um município-sede e as demais localidades sendo suas cidades-satélites ou área metropolitana.

Por exemplo, quando nos referimos ao município de São Paulo, estamos falando de uma metrópole que centraliza em torno de si uma região metropolitana. Quando falamos em “Grande São Paulo” ou Região Metropolitana de São Paulo, estamos incluindo também as suas cidades-satélites, tais como Guarulhos, Osasco e muitas outras. Essa região, no caso, é formada por um conjunto total de 39 cidades, a maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população que se aproxima da casa dos 20 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de 2010.

No Brasil, as regiões metropolitanas são estabelecidas por lei, e sua implementação ocorreu em razão da necessidade de uma maior complementaridade entre as estruturas que formam essas cidades. Em outras palavras, as cidades de uma mesma região metropolitana precisam apresentar sistemas de transporte, comunicação, pavimentação e outros que estejam interligados entre os diferentes limites municipais. Isso tudo porque essas cidades passaram ou estão passando por um processo de conurbação.

Mas o que é conurbação?

Conurbação é o processo em que a área urbana de duas ou mais cidades fica interligada entre si, de modo a não haver uma distinção visual entre ambas, ou seja, as áreas urbanas de diferentes municípios formam uma mesma aglomeração, incluindo aí uma relação socioeconômica de interdependência, algo característico das regiões metropolitanas.

Atualmente, existem no Brasil 37 regiões metropolitanas oficialmente instituídas, embora existam críticas sobre tal aspecto, uma vez que estudos geográficos apontam que nem todas apresentam estruturas socioespaciais típicas de regiões metropolitanas, o que faz com que elas existam somente nos termos jurídicos.

Podemos notar que, apesar de a maioria das regiões metropolitanas ser liderada por capitais estaduais, isso não necessariamente é uma regra, tal qual o caso de Campinas, que possui sua própria região metropolitana sem ser uma capital. Existem também outros casos, como a Baixada Santista (SP), Londrina (PR), Cariri (CE) e outras.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/regioes-metropolitanas.htm

 

13 - É uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. Escolha a alternativa correta.

a – Cidade (    )

b – Megalópole (    )

c – Regiões Metropolitanas (    )

d – Cidade Global (    )

 

14 – Qual é a maior aglomeração urbana do Brasil? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

15 – Complete a frase:

No Brasil, as ______________________________ são estabelecidas por lei, e sua ______________________ ocorreu em razão da necessidade de uma maior complementaridade entre as ___________________ que formam essas cidades.

 

16 - A maioria das regiões metropolitanas são lideradas por capitais estaduais, porém há exceções. Justifique.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário