Favela Alta Tensão

Outra ocupação que destacamos é a “Alta Tensão”, que foi, no ano de 2010, reconhecida pela PMCG e IBGE, e no ano de 2011 foi considerada o único “aglomerado subnormal” existente na cidade. Convém registrar que o topônimo “Alta Tensão” provém do fato de que a área está sob as torres de transmissão de eletricidade, já que, em um primeiro momento, pode sugerir uma referência à questão de “violência”.
A área está localizada na Vila Moreninhas II (região urbana do Bandeira), ao lado do Kartódromo Ayrton Senna[1] (Figura 08). Na época da ocupação era de propriedade/responsabilidade da ENERSUL, e hoje pertence à ENERGISA. O Censo Demográfico do IBGE (2010) registrou 170 barracos com 521 pessoas ocupando a área. (Figuras 09 e 10).
 Na ocupação alguns barracos são de alvenaria e outros de madeira, a paisagem do local confunde-se com os loteamentos vizinhos e é de difícil acesso, devido a situação precária das “ruas”. A autoconstrução e a situação de improviso nas moradias são marcantes. (Figuras 11 e 12)


[1] Inaugurado em 1989, localizado na rua Camocim, nº 1.000, Cidade Morena. (região urbana do Bandeira)


Campo Grande-MS
Localização da favela "Alta Tensão"
Cartografia: Giovane Silveira
Org: Marin



Nenhum comentário:

Postar um comentário