Atividade 8º Ano - América do Sul

                                                                 América do Sul

Com uma extensão de cerca de 17,8 milhões de km², a América do Sul comporta 6% da população mundial dividida em 12 países e 7 territórios. São eles a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela e, os territórios da Guiana Francesa, Ilha de Páscoa, Ilhas Galápagos, Ilhas Geórgia e Sandwich e Ilhas Malvinas. Limita-se ao norte com a América Central, à leste com o oceano atlântico e à oeste com o oceano pacífico.

Atravessado pela Linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, o continente possui a segunda maior cordilheira do mundo na Região Andina que se estende desde a Venezuela até o Chile e a Argentina. No vale do Amazonas encontramos a maior bacia hidrográfica do mundo, e também, a região de maior biodiversidade: a floresta Amazônica.

Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/america-do-sul/

 

Mapa da América do Sul



Considerando as informações do texto e do mapa, responda as questões 1, 2 e 3.

.

1 – Quais países e territórios fazem fronteira com o Brasil?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 – Quais países não fazem fronteira com o Brasil?

___________________________________________________________________________________

 

3 – O Brasil é o maior país da América do Sul. Analisando o mapa, qual é o segundo maior país em área no continente? O que você sabe sobre ele?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leia o texto a seguir e responda as questões 4 e 5

 

Ilha de Páscoa (curiosidade)

 

A Ilha de Páscoa é um dos pontos mais isolados do planeta terra e também um dos lugares mais misteriosos. Conhecida no mundo todo por suas enormes estátuas de pedra, chamados moais que chegam a pesar 50 toneladas e a 7 metros de altura, a Ilha de Páscoa já abrigou uma civilização muito próspera, mas que, porém sucumbiu ao isolamento e desgaste do solo.

Localizada no Oceano Pacífico a 3.600 km de distância da América do Sul, o continente mais próximo, a Ilha de Páscoa foi (re)descoberta em 1722, pelo navegador holandês Jacob Roggeveen. Entretanto, quando Roggeveen chegou à ilha, no século XVIII, o declínio da civilização rapanui já se fazia evidente. Atualmente ela pertence ao Chile.

Rapa Nui é o nome polinésio que recebeu a Ilha de Páscoa que os cientistas acreditam ter sido colonizada por volta de 900 d.C. por polinésios vindos das ilhas Marquesas e Pitcairn. Na própria tradição dos rapanui remanescentes, a ilha teria sido colonizada por uma família e seu patriarca se tornado o primeiro rei rapanui.

Na ilha de formação vulcânica (a Ilha de Páscoa se formou a partir de três vulcões que surgiram em épocas diferentes dando a ilha seu aspecto triangular), os primeiros habitantes encontraram um terreno bastante fértil para cultivar e se desenvolveram rapidamente. Mas, embora o clima da ilha seja quente, ela é mais fria que as outras ilhas polinésias e as águas ao seu redor também, o que impede a formação de corais, fazendo com que a variedade de peixes ao redor da Ilha de Páscoa seja bem menor que nas outras ilhas polinésias (apenas 127 espécies) reduzindo as fontes de alimentação. Os ventos fortes também dificultam o cultivo de plantas comuns nas outras ilhas polinésias como a fruta pão ou o côco.

A curiosidade é que, mesmo com a influência da polinésia, a Ilha de Páscoa é controlada atualmente pelo Chile, um país da América do Sul.

Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/ilha-de-pascoa/

 

 

Moais na Ilha de Páscoa

Foto: niall dunne / Shutterstock.com

 

4 – Em qual oceano está localizada a Ilha de Páscoa?

___________________________________________________________________________________

 

5 – Qual é o continente mais próximo da Ilha de Páscoa? Qual país controla a ilha atualmente?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário