ATIVIDADE COMPLEMENTAR: 7º ANO - GEOGRAFIA REGIONAL

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: 7º ANO - GEOGRAFIA REGIONAL

ATIVIDADE 1: ECONOMIA DO MATO GROSSO DO SUL

O agronegócio é um dos principias motores da economia do Estado do Mato Grosso do Sul. Para se ter uma ideia da importância do agronegócio, de acordo com dados do governo do Mato Grosso do Sul, o Estado é o 5º maior produtor de grãos do País. No ranking do agronegócio, Mato Grosso do Sul detém, ainda, a 4ª posição na produção de milho e 3ª no abate de gado. Polo mundial de celulose, produz 5,3 milhões de toneladas de celulose ao ano, dispõe de 1,056 milhões de hectares de florestas plantadas, 615 mil hectares de cana-de-açúcar e 18 milhões de hectares de pastagens.

Segundo dados da Federação de Industria do Estado do Mato Grosso do Sul, a FIEMS, o setor de agropecuária representa 15,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, enquanto a indústria representa 16,7% e o setor de serviços 67,5%. Destacamos que a agropecuária assume um papel importante na economia do Estado do Mato Grosso do Sul, devido ao fato dela impulsionar os setores de serviços e da indústria

Com base na leitura do texto "Economia no Mato Grosso do Sul", responda:


a.  Segundo a Fiems, qual setor apresenta o maior percentual do Produto Interno Bruto do estado?


b.  Por que a agropecuária assume um papel importante na economia do Estado do Mato Grosso do Sul?


c.   No ranking dos maiores produtores de grãos do país, qual é a colocação do Mato Grosso do Sul?


d.    Faça uma pesquisa e escreva o conceito das palavras abaixo:

- agronegócio:


- agropecuária: 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

ATIVIDADE 2: ECONOMIA POR SETORES

 

Em geral, a economia de um estado ou de um país é analisada por meio dos setores econômicos que são: o setor primário, o setor secundário e o setor terciário. Resumidamente, pode-se dizer que o setor primário da economia está relacionado à produção através da exploração dos recursos da natureza. Como exemplos de atividades neste setor, pode-se citar: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É importante acrescentar que o setor primário fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

O setor secundário da economia é aquele que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Como existem conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativamente maior do que aquele obtido no setor primário. Países com grau de desenvolvimento elevado tem a sua economia baseada no setor secundário da economia.

O setor terciário da economia é aquele que engloba a os serviços. Os serviços, diferente dos outros dois setores citados anteriormente, são produtos não materiais. Pode-se citar como exemplo de atividades neste setor: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, entre outros.

O estado vem apresentando um intenso processo de industrialização. Assim como na maioria dos estados do Brasil, Mato Grosso do Sul concede incentivos fiscais para a instalação de indústrias. Em 2007 o PIB Industrial chegou a quase R$ 3,9 bilhões e, em 2008, o PIB Industrial chegou a R$ 4,9 bilhões (23,2% de aumento).

O setor de serviços é muito alavancado pelo turismo, em especial, pelo chamado turismo ecológico promovido no Pantanal e na cidade de Bonito. É interessante destacarmos que este setor da economia é responsável por 69,87% dos empregos gerados no Estado. Para fins de comparação, a indústria emprega 19,40% e a agropecuária, apenas 10,74% do total da mão de obra (PERES, 2016).

Fonte: https://www.infoescola.com/mato-grosso-do-sul/economia-do-mato-grosso-do-sul/

 

Considerando o texto "Economia por setores" , responda as seguintes questões:

 

a. A economia de um estado ou de um país é analisada por meio dos setores econômicos, quais são eles?


b. Quais atividades caracterizam o setor primário?


c. Quais atividades caracterizam o setor secundários?


d. Quais atividades caracterizam o setor terciário?


e. O turismo é um setor importante no estado do Mato Grosso do Sul. Cite dois destinos turísticos conhecidos no estado. Você já visitou algum deles? Qual outro destino turístico você conhece no Mato Grosso do Sul?

 

Bom, pessoal, agora é com vocês. Assistam ao vídeo, boa leitura  e  ótima  atividade!


Profº: João Paulo

Profa: Elenir

Escola Municipal Nerone Maiolino

Nenhum comentário:

Postar um comentário